quinta-feira, 27 de junho de 2013

Aulão de Língua Portuguesa

"Dia 26 de junho, noite fria de quarta-feira, mas quentíssima no CEC com aulão de Língua Portuguesa, ministrado pelo professor Wilson Caldeira e com a participação da maioria dos nossos alunos das oitavas séries, alguns professores e equipe técnica.

Momento marcante... Língua Portuguesa, é igual a um guarda-roupas. Conhecer as roupas que temos para saber como e onde usá-las, é a grande sacada que quer dizer um "vocabulário" rico, variado, ou seja, quem tem vai se dar bem em qualquer situação.

Alunos da EJA
Segundo o PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Língua Portuguesa "Toda educação comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para o desenvolvimento da capacidade de uso eficaz da linguagem que satisfaça necessidades pessoais (...)".

Nosso objetivo é provocar mudanças qualitativas nestes jovens que sairão do Ensino Fundamental para descobrir novos horizontes."  Rosana Mára da Silva, Supervisora Escolar
 
Nas duas horas de aula (e com figurino da época da pedra veja nas fotos!) o professor focou os descritores da Prova Brasil. São eles que "especificam o que cada habilidade implica e são utilizados como base para a construção das questões. Cada descritor dá origem a diversos itens (questões), a partir das respostas dadas a eles, verifica-se quais habilidades os alunos efetivamente desenvolveram."(*)

A presença dos alunos foi intensa e com os mais diversos comentários, confira alguns:

"O aulão de ontem foi bem legal e tive a oportunidade de aprender mais sobre Língua Portuguesa, esta não é minha melhor matéria." Lukas Gabriel, turma 803.

"Foi legal ter tido uma aula diferenciada, no entanto, acho que deveriam fazer outro desse no decorrer do ano, quase cehgando a data da Prova Brasil." George, turma 801.

Eu gostei muito do aulão, o professor esclareceu muitas dúvidas. Agora eu vou pensar duas vezes antes de assinalar as respostas na prova." Matheus Savela, 803.
"Eu achei muito importante o aulão de ontem o professor explicou bem, ele falou de  conotação e denotação, coerência e coesão (...) temos que estudar bastante." Vivian Cristini, turma 802.

Todas as fotos do aulão estão disponíveis na Galeria de Fotos ou no link:

(*) Material de apoio utilizado durante o aulão.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

"Show de bola", ou melhor de números!

"Na noite do dia 20 de junho,  presenciei um espetáculo de aula e comportamento dos alunos das oitavas séries do CEC.

Joãozinho, um dos personagens.
O aulão ministrado pelo professor Thiagão, de matemática, pode contar com a representação de quatro personagens.

Foram duas horas de aula que envolveram os alunos. Risadas, piadinhas e brincadeiras marcaram este importante momento.

Os alunos das oitavas séries aprovaram e pediram bis!

A equipe de gestão se fez presente em todos os momentos. Estavam todos muito comprometidos.

Itajaí parou neste dia para realizar protestos, neste contexto, estudando e melhorando a Educação do nosso país foi o meio que encontramos para reivindicar pelos nossos direitos." Solange Coelho Martins, diretora geral do CEC.

Alguns depoimentos de alunos:

"O aulão de matemática para mim foi muito interessante. Tinha coisa ali que eu não entendia e comecei a entender, acho que vai ajudar bastante nas aulas de matemática e melhorar as notas." Adrielly, turma 803.


"A aula de ontem foi muito interessante, legal. Aprendi muito e vi que a matemática não é tão ruim assim." Sara Santos, 803.

"Ontem foi muito interessante, aprendemos e nos divertimos, foi de tudo um pouco, foi diferente. Tivemos a oportunidade de esclarecermos algumas dúvidas."  Karolayne, 803.

"Gostei muito do auao de matemática, foi muito engraçado. Aprendi muito e garanto que a nossa sala 802 vai tirar nota máxima na Prova Brasil. Queremos que tenham mais aulas assim." Danny, 802.

"O aulão foi uma maravilha, a melhor aula de matemática da minha vida." Claudia Estefane, turma 801.

"Com o aulão de matemática eu tirei todas as minhas dúvidas e aprendi coisas novas. Foi muito legal o jeito do professor interagir com os alunos usando personagens diferentess, foi realmente muito interessante." Gustavo Duarte, 801.

"Eu achei o aulão muito legal, aprendi várias coisas (...) o professor falou da importância da Prova Brasil  para nós e para nosso país. Foi muito interessante." Luiz Henrique Silva, 803.

"Eu gostei da aula porque através de brincadeiras ele ensinou coisas que muita gente não sabe." Rubens, 803

"Muito bom o aulão, gostei muito e espero que tenham outros."  Gustavo Padilha, 801. 

Todas as fotos do aulão estão na Galeria de fotos, na coluna à direita, confira!

Aguardem o aulão de língua portuguesa que será dia 26/06, novas surpresas estão chegando!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

RATÁTÁTATATATA....

Oitavas séries!!!!!!
 Diferente de tudo o que vocês já viram em aula!
Nem pensar em perder essa avalanche de conhecimento. Surpresas aguardam vocês!
Venham munidos de curiosidade e vontade de aprender!
 Às 19 horas no CEC!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

MIC a 1000 no CEC !

O dia 13 de junho foi um dia cheio de socialização de conhecimentos e experiências entre os alunos e professores do CEC, desde o pré-escolar às oitavas séries do Ensino Fundamental regular e da Educação de Jovens e Adultos.
A Mostra de Ideias e Curiosidades - MIC deste ano teve como inovação o uso eficiente da tecnologia. Aqui no CEC, foram abordados diversos temas:

- Projeto Leitor, desenvolvido com o 5º ano (turma 503) da professora Bernadeth, tem o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e o consequente desenvolvimento da escrita, pontuação e acentuação gráfica e assim apropriar-se da língua materna, contribuindo para elevar a autoestima. 

 
 












Os minerais como forma de dominação: mapear e localizar as principais jazidas de carvão, petróleo e ferro do mundo, este é o objetivo do trabalho desenvolvido pela professora de Geografia, Eliane Peralta Martins, com os alunos das oitavas séries (801, 802 e 803).














- Paródia sobre Itajaí: este foi o trabalho desenvolvido e apresentado pelas turmas 201 e 202 do segundo ano, a professora Mariza Machado focou este trabalho no incentivo a valorização da cidade em que vivemos, a música escolhida como base esta paródia foi "Sopa do neném"do grupo Palavra Cantada.
 

- Criando histórias aprendemos a preservar o planeta, encantou pelo conteúdo das histórias criadas pelos alunos do 5º ano 501, para ilustração das historinhas, a professora Sabrina de Souza, aplicou com os alunos a técnica de colorir com massinha de  modelar, o resultado ficou maravilhoso! Isto sempre com foco no objetivo de estimular a criatividade para aprender e refletir sobre a prestação do meio ambiente.
 

 











- Conhecendo nossas crenças: numa sociedade tão diversa o respeito pelas diferenças é fundamental. Na disciplina de Ensino Religioso, o professor Luciano de Souza desenvolveu com as turmas 601 e 602 do sexto ano e com os alunos das turmas 701 e  702 da sétima série, este tema que busca conhecimentos das crenças nas quais os educandos fazem parte, para assim haver uma profunda postura de respeito e quebra de preconceitos.
 








                                    

-Alfabetização no cotidiano da criança através dos jogos: com este tema os alunos do primeiro ano, na turma 101 com a professora Alba da Silva e na turma 102 com a professora Carina Siementcoski Vanzuita, tinham como ponto norteador  a construção de  jogos educativos que são elementos facilitadores no processo de letramento.
 













- Arco-iris: com atividades múltiplas a turma vespertina da pré-escola aprendeu sobre as cores. A professora Cristiane Coppi Schaefer e a agente em atividade de educação Fabiane C. Vieira Corrêa trabalharam o tema com os pequenos artistas objetivando ampliar o conhecimento de mundo que as crianças possuem, possibilitando-as conhecer e descobrir o mundo letrado e o seu, colando de forma lúdica e integrada a leitura de livros que estimulam a imaginação e sua criatividade.















Para finalizar o dia de apresentações as turmas da EJA também desenvolveram atividades enriquecedoras ao aprendizado de cada um.

 



















 





Nossos agradecimentos a todos que participaram alunos, professores, funcionários do CEC, profissionais da Secretaria Municipal de Educação e familiares dos educandos que nos prestigiaram com sua presença nas apresentações. 
Fica a certeza de que a socialização de experiências proporciona, além de conhecimento, a integração entre as diversas turmas da unidade escolar.
As demais fotos do evento podem ser visualizadas nos links:
Apresentações no período matutino 
Apresentações da EJA