quarta-feira, 17 de julho de 2013

Falando sobre o PNLD

Na tarde de ontem (16/07/2013), o CEC recebeu os supervisores escolares das unidades escolares E.B. Antonio Ramos, E.B. Melvin Jones, E.B. Padre Pedro Baron; E.B. João Paulo II, E.B. Jão Duarte, E.B.  Mansueto Trés e E.B. Arnaldo Brandão para relatos de experiências a respeito do processo de escolha dos livros didáticios para os anos finais (6º ano até 8ª série/9º ano) no triênio 2014/2016. O coordenador do ProLeiI (Programa de Leitura de Itajaí), Rafael Moura de Morais, prestigiou o encontro salientando a importância de uma escolha democrática e consciente.

A supervisora de gestão da Secretaria Municipal, Hilze Mary Leopoldo, também  fez-se presente e considerou o encontro "propício para algumas reflexões e orientações que deverão ser observadas pelo supervisor escolar na condução desse processo tão importante que é a escolha do livro didático."
Fotos 
 
O que é o PNLD e qual seu objetivo?

Segundo o MEC,  Programa Nacional do Livro didático - PNLD, "é o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticos aos estudantes das redes públicas do ensino brasileiro".

"O Programa tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários.
O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas (...).
Cada escola escolhe democraticamente, dentre os livros constantes no referido Guia, aqueles que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico."

"A partir do PNLD 2014, o MEC passa a distribuir, além das coleções didáticas impressas, conteúdo multimídia complementar aos livros. Assim, ao escolher coleções acompanhadas de conteúdo multimídia, a escola receberá, além dos livros didáticos, os DVDs correspondentes a essas obras com seus respectivos conteúdos multimídia. Esses conteúdos poderão ser reproduzidos livremente para todos os alunos".
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Fonte:
http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-apresentacao. Acesso em 17/07/2013.

MEC. Guia de livros didáticos PNLD 2014.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Festa "Julina" do CEC

Na 6ª feira, 05/07,  os anos iniciais fizeram sua homenagem às tradições juninas.  Com muita alegria e energia os pequenos cantaram e dançaram as típicas músicas desta época tão esperada e festejada.

Confira as fotos na galeria ao lado!











Origem da Festa Junina

"Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas."

Fonte: http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/05/historia-da-festa-junina.html.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Reunião da equipe administrativa

Equipe de trabalho.
Mais uma reunião administrativa aconteceu esta semana. Reuniões como esta é uma prática frequente no CEC, é um momento em que gestoras e demais profissionais (supervisoras, orientadoras, administradoras, secretárias, instrutora de informática e professora da sala multifuncional) (re)avaliam as atividades pontuando e analizando os pontos relevantes e também as situações  que precisam ser realinhadas. 
O planejamento das ações para o 2º semestre de 2013 foi um dos assuntos abordados.

Veja as fotos.