segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Semana da Criança!


O Centro Educacional de Cordeiros está em festa! 
No dia 07 de outubro começamos as comemorações com a Família na Escola e várias apresentações dos nossos talentosos alunos.
A escola é considerada a extensão da família e, trabalhando juntas, as duas instituições desempenham o papel de educadores. Muitas vezes, não é simplesmente a educação apenas que leva a criança ter confiança naquilo que faz.

 


Amor e atenção também são importantes.




Homenagem...
Nossos educandos foram homenageados pelo esforço e dedicação aos estudos, ganhando cartão de louvor. Fica aqui nossa confiança aos que neste bimestre não conseguiram, mas temos certeza que são ótimos e chegarão à vitória.

 Além das belas notas alcançadas, nossos educandos destacaram-se nos ensinamentos para a vida passados por nossos profissionais e com certeza o apoio da família. Receberam assim medalha de honra ao mérito, para que continuem sendo cidadãos que contribuam para o bem da sociedade.


Em nossa escola temos educandos com preocupação e respeito ao próximo, esse queridos amigos que cuidam de nossos educandos com necessidades especiais receberam um certificado com nosso agradecimento.
 Nossos talentos....
Tivemos diversas apresentações durante o evento, onde a diversão e a emoção foram garantidas.








quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Evento Cívico no CEC


Os alicerces de nosso país, começaram a ser lançados há 192 anos. Hoje , precisamos de uma Nação renovada e transformada permanentemente... Brasil, terra miscigenada na cultura, na raça, na etnia. Enfim, em sua pluralidade mais ampla. Vivenciamos a semana da Pátria e para tanto é fundamental honrarmos por meio de nossas ações o destino da tão querida Pátria chamada Brasil.  É grande o desafio: Que país queremos?  As gerações futuras serão válvulas promissoras da sociedade de hoje e o futuro se constrói agora e sempre. O civismo digno nos remete à coletividade, ao apreço do suor e das mãos calejadas do trabalhador. É atitude de quem não dorme, defende os valores morais e sociais, rasgando horizontes de esperança.  O cultivo dos heróis é legítimos mas não podemos olvidar heróis desconhecidos no cumprimento do dever dia após dia, no anonimato do labor e da virtude fazem engrandecer o Brasil. E neste contexto que devemos lutar por um patriotismo verdadeiro, amando com fé e orgulho o imenso território continental brasileiro!

EJA - 2013

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Resumo da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no CEC


A semana começou no dia 22/08, a abertura foi na arena com a  com fala da professora do Atendimetno Educacional Especializado - AEE Maíra Marques da Silva para todos os alunos sobre a Sala Multifuncional e sobre a própria Semana da essoa com deficiência.
No período da tarde tivemos uma sessão de cinema com os alunos do atendimento educacional especializado.
No dia 23/08 juntamente com as Agentes de Apoio em Educação Especial Daniela Cristina Furtado e Tânia Macena, a professora Maíra realizou uma dinâmica com os alunos das oitavas séries utilizando cadeira de rodas, onde esses alunos puderam vivenciar algumas das dificuldades encontradas pelos cadeirantes.

Segunda-feira (26/08) tivemos a visita de um cabelereiro e manicures para o Dia do Príncipe e da Princesa. Participaram os alunos do atendimento educacional especializado. Eles adoraram e ficaram ainda mais lindos!

No dia 27/08 à tarde, acompanhados pela professora da Sala Multifuncional e pelas Agentes de Apoio em Educação Especial, os alunos do AEE, passearam pela Rua Hercílio Luz e visitaram o Museu Histórico de Itajaí.
Nos dias 28 e 29/08 aconteceram diversas palestras para os alunos dos anos iniciais e dos anos finais. Iniciou com a professora Maíra falando os alunos das sétimas e oitavas séries sobre deficiência. 

As Agentes de Apoio em Educação Especial Daniela e Tânia ministraram palestras aos alunos dos anos iniciais sobre a Inclusão do aluno com deficiência na chamada escola Inclusiva com os alunos  dos anos iniciais.
A Instrutora de Informática Isabel Cristina Graf também participou, exibindo o vídeo "Aprenda a lidar com a deficiência dos outros"  produzido pelo Hospital Albert Einstein e após exibição do vídeo os alunos eram convidados a fazer comentários e reflexões a respeito do tema.

Dia 30/09, para fechar a Semana, houveram ainda dois acontecimentos: no período matutino a Sra. Rita, mãe do aluno Guilherme relatou às oitvas séries como é ter um filho com Síndrome de Down e uma filha com esquizofrenia. O relato emocionou a todoso os alunos e professores presentes.
No período da tarde o Vereador Maurílio Moraes nos brindou com sua palestra, falando  para as sétimas séries, sobre sua experiência enquanto deficiente físico. Uma lição de vida e otimismo.

A todos que participaram, nossos agradecimentos.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Homenagem no CEC ao Dia do Estudante para os alunos da EJA


Foi realizado no dia 12 do corrente mês, um evento especial ressaltando a importância do estudante no âmbito da sociedade, pois trata-se de um canal vetor para o crescimento do nosso país. Nesta data, houve a apresentação do Grupo de Dança Tríade, coordenado pelo professor Paulo.

Também para prestigiar a comemoração houve uma Gincana Estudantil sob a responsabilidade do professor da Educação Física- Elias Caumo com a participação dos professores regentes da EJA, dividida da seguinte forma:


1ª etapa - 1º, 2º e 5 º Ciclos ( datado em 12/08/2013)


2ª etapa - 4º Ciclos e 3º Ciclos (datado em 14/08/2013 )

O momento resultou o entrosamento da Equipe EJA com todos os nosso alunos. Foi uma iniciativa maravilhosa. Você estudante, é uma peça fundamental para o engrandecimento da nossa cidade, que luta todos os dias para melhor as condições de sua existência.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Falando sobre o PNLD

Na tarde de ontem (16/07/2013), o CEC recebeu os supervisores escolares das unidades escolares E.B. Antonio Ramos, E.B. Melvin Jones, E.B. Padre Pedro Baron; E.B. João Paulo II, E.B. Jão Duarte, E.B.  Mansueto Trés e E.B. Arnaldo Brandão para relatos de experiências a respeito do processo de escolha dos livros didáticios para os anos finais (6º ano até 8ª série/9º ano) no triênio 2014/2016. O coordenador do ProLeiI (Programa de Leitura de Itajaí), Rafael Moura de Morais, prestigiou o encontro salientando a importância de uma escolha democrática e consciente.

A supervisora de gestão da Secretaria Municipal, Hilze Mary Leopoldo, também  fez-se presente e considerou o encontro "propício para algumas reflexões e orientações que deverão ser observadas pelo supervisor escolar na condução desse processo tão importante que é a escolha do livro didático."
Fotos 
 
O que é o PNLD e qual seu objetivo?

Segundo o MEC,  Programa Nacional do Livro didático - PNLD, "é o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticos aos estudantes das redes públicas do ensino brasileiro".

"O Programa tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários.
O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas (...).
Cada escola escolhe democraticamente, dentre os livros constantes no referido Guia, aqueles que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico."

"A partir do PNLD 2014, o MEC passa a distribuir, além das coleções didáticas impressas, conteúdo multimídia complementar aos livros. Assim, ao escolher coleções acompanhadas de conteúdo multimídia, a escola receberá, além dos livros didáticos, os DVDs correspondentes a essas obras com seus respectivos conteúdos multimídia. Esses conteúdos poderão ser reproduzidos livremente para todos os alunos".
_______________________________________________________
Fonte:
http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-apresentacao. Acesso em 17/07/2013.

MEC. Guia de livros didáticos PNLD 2014.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Festa "Julina" do CEC

Na 6ª feira, 05/07,  os anos iniciais fizeram sua homenagem às tradições juninas.  Com muita alegria e energia os pequenos cantaram e dançaram as típicas músicas desta época tão esperada e festejada.

Confira as fotos na galeria ao lado!











Origem da Festa Junina

"Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas."

Fonte: http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/05/historia-da-festa-junina.html.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Reunião da equipe administrativa

Equipe de trabalho.
Mais uma reunião administrativa aconteceu esta semana. Reuniões como esta é uma prática frequente no CEC, é um momento em que gestoras e demais profissionais (supervisoras, orientadoras, administradoras, secretárias, instrutora de informática e professora da sala multifuncional) (re)avaliam as atividades pontuando e analizando os pontos relevantes e também as situações  que precisam ser realinhadas. 
O planejamento das ações para o 2º semestre de 2013 foi um dos assuntos abordados.

Veja as fotos.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Aulão de Língua Portuguesa

"Dia 26 de junho, noite fria de quarta-feira, mas quentíssima no CEC com aulão de Língua Portuguesa, ministrado pelo professor Wilson Caldeira e com a participação da maioria dos nossos alunos das oitavas séries, alguns professores e equipe técnica.

Momento marcante... Língua Portuguesa, é igual a um guarda-roupas. Conhecer as roupas que temos para saber como e onde usá-las, é a grande sacada que quer dizer um "vocabulário" rico, variado, ou seja, quem tem vai se dar bem em qualquer situação.

Alunos da EJA
Segundo o PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Língua Portuguesa "Toda educação comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para o desenvolvimento da capacidade de uso eficaz da linguagem que satisfaça necessidades pessoais (...)".

Nosso objetivo é provocar mudanças qualitativas nestes jovens que sairão do Ensino Fundamental para descobrir novos horizontes."  Rosana Mára da Silva, Supervisora Escolar
 
Nas duas horas de aula (e com figurino da época da pedra veja nas fotos!) o professor focou os descritores da Prova Brasil. São eles que "especificam o que cada habilidade implica e são utilizados como base para a construção das questões. Cada descritor dá origem a diversos itens (questões), a partir das respostas dadas a eles, verifica-se quais habilidades os alunos efetivamente desenvolveram."(*)

A presença dos alunos foi intensa e com os mais diversos comentários, confira alguns:

"O aulão de ontem foi bem legal e tive a oportunidade de aprender mais sobre Língua Portuguesa, esta não é minha melhor matéria." Lukas Gabriel, turma 803.

"Foi legal ter tido uma aula diferenciada, no entanto, acho que deveriam fazer outro desse no decorrer do ano, quase cehgando a data da Prova Brasil." George, turma 801.

Eu gostei muito do aulão, o professor esclareceu muitas dúvidas. Agora eu vou pensar duas vezes antes de assinalar as respostas na prova." Matheus Savela, 803.
"Eu achei muito importante o aulão de ontem o professor explicou bem, ele falou de  conotação e denotação, coerência e coesão (...) temos que estudar bastante." Vivian Cristini, turma 802.

Todas as fotos do aulão estão disponíveis na Galeria de Fotos ou no link:

(*) Material de apoio utilizado durante o aulão.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

"Show de bola", ou melhor de números!

"Na noite do dia 20 de junho,  presenciei um espetáculo de aula e comportamento dos alunos das oitavas séries do CEC.

Joãozinho, um dos personagens.
O aulão ministrado pelo professor Thiagão, de matemática, pode contar com a representação de quatro personagens.

Foram duas horas de aula que envolveram os alunos. Risadas, piadinhas e brincadeiras marcaram este importante momento.

Os alunos das oitavas séries aprovaram e pediram bis!

A equipe de gestão se fez presente em todos os momentos. Estavam todos muito comprometidos.

Itajaí parou neste dia para realizar protestos, neste contexto, estudando e melhorando a Educação do nosso país foi o meio que encontramos para reivindicar pelos nossos direitos." Solange Coelho Martins, diretora geral do CEC.

Alguns depoimentos de alunos:

"O aulão de matemática para mim foi muito interessante. Tinha coisa ali que eu não entendia e comecei a entender, acho que vai ajudar bastante nas aulas de matemática e melhorar as notas." Adrielly, turma 803.


"A aula de ontem foi muito interessante, legal. Aprendi muito e vi que a matemática não é tão ruim assim." Sara Santos, 803.

"Ontem foi muito interessante, aprendemos e nos divertimos, foi de tudo um pouco, foi diferente. Tivemos a oportunidade de esclarecermos algumas dúvidas."  Karolayne, 803.

"Gostei muito do auao de matemática, foi muito engraçado. Aprendi muito e garanto que a nossa sala 802 vai tirar nota máxima na Prova Brasil. Queremos que tenham mais aulas assim." Danny, 802.

"O aulão foi uma maravilha, a melhor aula de matemática da minha vida." Claudia Estefane, turma 801.

"Com o aulão de matemática eu tirei todas as minhas dúvidas e aprendi coisas novas. Foi muito legal o jeito do professor interagir com os alunos usando personagens diferentess, foi realmente muito interessante." Gustavo Duarte, 801.

"Eu achei o aulão muito legal, aprendi várias coisas (...) o professor falou da importância da Prova Brasil  para nós e para nosso país. Foi muito interessante." Luiz Henrique Silva, 803.

"Eu gostei da aula porque através de brincadeiras ele ensinou coisas que muita gente não sabe." Rubens, 803

"Muito bom o aulão, gostei muito e espero que tenham outros."  Gustavo Padilha, 801. 

Todas as fotos do aulão estão na Galeria de fotos, na coluna à direita, confira!

Aguardem o aulão de língua portuguesa que será dia 26/06, novas surpresas estão chegando!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

RATÁTÁTATATATA....

Oitavas séries!!!!!!
 Diferente de tudo o que vocês já viram em aula!
Nem pensar em perder essa avalanche de conhecimento. Surpresas aguardam vocês!
Venham munidos de curiosidade e vontade de aprender!
 Às 19 horas no CEC!